Lidar com doenças Dadi Janki
Quando a doença vem, muitas pessoas experimentam que não podem mais “se sentir elas próprias”. È como se o corpo, sentindo a emergência, atrai pensamentos e sentimentos para si mesmo de tal forma que nossa habilidade humana normal de amabilidade de nos relacionar com os outros é reduzida. Preocupação e irritabilidade podem aumentar. Nossas reservas espirituais tendem a diminuir.
Paradoxalmente, este é o processo exatamente contrário que o corpo realmente necessita para ficar bem. Preocupação não é um sentimento de cura – é a maior doença do mundo hoje.
Ela drena nossas forças.
Estratégias para aumentar o bem estar e contrapor a preocupação funcionam quando são direcionadas ao eu real, como um ser espiritual, distinto do corpo. Quando o eu interior é propriamente entendido, esta experiência faz ascender a carga da preocupação.
É como o relacionamento entre um motorista e um carro. Claro, que o carro precisa de serviços de tempos em tempos. Um sério acidente pode acontecer se o motorista não dá o devido cuidado a si mesmo e se torna cheio de preocupação, raiva e exaustão.
A qualidade de nossos pensamentos, palavras e ações afetam nossa saúde. Se causarmos tristeza aos outros, aquela negatividade em algum momento retorna para nós. Reciprocamente quando agimos com bondade e compaixão os sentimentos de boa vontade dos outros ajudam nossa saúde e cura. Nós ganhamos bênçãos quando servimos com amor e sinceridade.
Eu adoeci periodicamente através de uma longa vida, mas eu sempre as considerei como uma oportunidade para fortalecer minha consciência interior de ser, e aprofundar meu relacionamento com Deus, a Fonte de toda bondade e poder espiritual. Ao ver nossa honestidade e coragem, Deus nos ajuda muito. Esta lembrança traz paciência e uma paz profunda que é cura para o corpo mente e espírito.
Esta experiência cria confiança na benevolência do destino, de tal forma que, mesmo quando o momento chegar, como precisa chegar para que eu deixe este corpo, meus momentos finais serão bons.
BK Janki
Extraido do livro Uplifiting your Spirits – Seven Tools for Copyng with Ilness – Jank Foundation
