O Poder de Cura do Silêncio

O Poder de Cura do Silêncio

• Silêncio pode curar mas também pode confrontar.
• Toda qualidade de minha vida depende de meu estado mental .
• A mente precisa de silencio, e o coração também precisa de silêncio .
• O silêncio de minha consciência .

Deixe me compartilhar com voces uma experiência que tive anos atras. Eu tenho meditado regularmente nos últimos 30 anos e neste tempo eu passei um ou dois dias em silencio, mas há poucos anos atras eu e um grupo de bks da Austrália tivemos um retiro e decidimos passar uma semana inteira em silencio juntos.Havia aproximadamente 20 de nós e fomos para um lugar muito bonito há uma hora ao sul de Sydney na área de bosques; um lugar bem rústico. Antes de começar o silencio, decidimos nos sentar juntos e conversar sobre o que iriamos fazer. Foi uma discussão bem interessante sobre como iríamos usar nosso tempo. Nós tínhamos vindo a este retiro de silencio e nos íamos, escrever, ler ,ouvir coisas. Mas de fato decidimos não fazer nada daquilo e somente despender o tempo totalmente com o eu e meus pensamentos, eu e meus sentimentos, eu e minha estória karmica.

Pela primeira vez em minha vida eu passei a semana inteira não fazendo muito coisa, não lendo, não escrevendo,nao engajado com outra pessoa. Minha primeira realização ou experiencia foi quanta energia mental eu uso em me comunicar com os outros. Quanta energia mental é colocada em entender os outros, como responder as pessoas, como resolver sentimentos dos outros. Eu me coloquei livre daquilo completamente. E eu posso dizer honestamente que me senti extraordinariamente bem mas houve momentos em que me senti um pouco mau também Porque nos momentos que a mente realmente foi profundamente para dentro, os sentidos de quietude interna e o sentimento de contentamento e serenidade foram muito profundos, mas eu observei também quão facilmente a mente pode mergulhar nas estorias karmicas passadas, no subconsciente e perturbações e ela pode quebrar o silencio em apenas uma fração de segundos.

Silencio pode curar muito mas também pode ser muito confrontador.

O sentimento era como ser desnudado em frente a minha própria historia. Eu não tinha para onde correr, era apenas eu comigo mesmo, ainda assim eu tenho que dizer que foi uma das experiencias mais ricas da minha vida. Eu tambem comecei a realizar que quanto mais eu fico preso neste mundo, como frequentemente ficamos, mais desconectados eu fico da verdade interior.

Silêncio cura muito mas tambem pode confrontar muito. E eu realizei profundamente como apenas vivemos neste mundo de barulho neste mundo de distrações, o mundo de negócios. Nos acordamos de manhão e o que fazemos? A primeira coisa, nós ligamos o rádio ou a televisão. É incrível como a mente necessita de constante entretenimento. Nós dirgimos para o trabalho, escutamos rádio no trabalho e frequentemente estamos na frente do computador o dia inteiro; nós dirigimos para casa com o rádio e então nos sentamos em frente a televisão. Nós não permitimos nem um momento que a mente vá para dentro. Estamos totalmente presos nesta cultura de barulhos, distrações e negócios.

Algumas vezes eu sinto que a mente è bombardeada com tantas informações e tantas mensagen.Eu tenho um amigo na Austrália que está na industria de publicidade e ele estava me contando uma vez que eles dizem que a média que uma pessoa num paíz como o Canadá ou Austrália recebe através do rádio. TV, anúncios é de 15000 mensagens. É um bombardeio sobre a alma; é como um bombardeio na mente..

O ruído externo é muito alto mas o ruído interno é mesmo mais alto. É o barulho de uma mente perturbada. Em psicologia eles falam sobre auto conversa. Nós falamos a nós mesmos em nossas cabeças. Mas frequentemente qual é a qualidade desta conversa? É muito depreciativa; falamos para nós mesmos e batemos em nós mesmos.

Frequentemente argumentamos com os outros em nossas mentes, nós classificamos nosso medos através de nossas inseguranças. Algumas vezes a mente é tão barulhenta, ela é ocupada demais. Este barulho nos deixa loucos.

Nós almejamos silêncio mas ainda assim o tememos. O barulho, a distração, os negócios todos tem um propósito. Porque ele cria estado de negação, um estado de esquivar-se, aonde eu não posso realmente olhar profundamente para mim mesmo e ver o que está acontecendo de fato internamente. Nós realmente almejamos a paz interior, ainda assim, quando começamos a habitar o interior e ver o que realmente está acontecendo, isto pode nos amendrontar. Então fechamos a porta novamnete porque não sabemos navegar este território interno. Eu acredito que o maior mito do mundo moderno o qual todos temos adquirido é o que eu chamo de mito”fora-dentro”.Este mito que diz que tudo que é importante na vida está lá fora.Então toda meu ponto de referência na vida são meus relacionamentos, meu trabalho,meu status, minha riqueza,minha aparencia,estes são todo o meu ponto referencia sobre quem sou eu. Todos nós temos investido neste mito.

Tão logo voce se senta para meditar ou ir ao silêncio, o que acontece é que em um rápido segundo sua mente sai, porque sua mente tem sido educada, temos adquirido esta crença de que todas as necessidades que preciso se encontra fora de mim e então eu procuro fora o que está dentro de mim. O caminho da meditação, o caminho do silencio é a abordagem “dentro-fora”. Meu primeiro ponto de contato é meu eu interior, quem eu realmente sou;quando estou no estado de auto conhecimento, automaticamente há a qualidade de silencio que começa emergir dentro de mim.

Alguém estava me contando uma história sobre um peixinho.Havia um cientista que estava fazendo uma experiencia com um peixinho em um tanque e ele alimentaria o peixe no final do tanque.O peixinho nadaria aqui e ali mas sempre seria alimentado num lugar no final do tanque.. Então o cientista colocou uma parede de vidro no meio do tanque. Então o pequeno peixe, quando foi pegar sua comida, ficou batendo no vidro. O peixinho continuava indo pegar sua comida e toda vez ele batia no vidro.Ele aprendeu a nadar somente na metade do tanque. O cientista retirou a parede de vidro assim ele poderia nadar pelo tanque inteiro, e continuou colocando a comida no fim do tanque, mas o peixinho morreu de fome. Para mim é um pouquinho como nós. Estamos nadando apenas na metade do tanque sob o mito de que tudo o que é importante está fora. E francamente, mesmo quando estamos num lugar como este, nós acreditamos profundamente que podemos encontrar paz interior, de que eu posso encontrar paz interior, de que eu tenho que encontrar meu silencio interior, mas não sabemos como fazer isto, é mais como uma crença. E, de fato, os valores do mito são tão fortes dentro de nós que ficamos nadando na metade do tanque e então a alma se sente vazia e não pode ter a experiencia do doce silencio.

Estamos tão habituados a este tipo de abordagem em relação a vida, que leva um longo tempo para nos educarmos a ver internamente e preenchermos nossas necessidades; é um processo de longo termo ( em minha experiencia própria ). Para mim, o primeiro passo do silencio é realizar que todas as minhas necessidades e recursos estão no meu interior.Quando eu entro no silencio eu posso realmente experimentar uma qualidade profunda de paz. Então, o barulho do mundo começa enfraquecer, o barulho da mente serenizar. O barulho do meu passado tem menos influencia sobre mim. Nesta quietude, eu estou além de todas necessidades de meu próprio ego.Sou capaz de me desprender das expectativas.

Eu acho que esta quietude é como um estado aonde me desligo das pressões; a pressão de ser alguma coisa, a pressão de impressionar pessoas, a pressão de ser reconhecido. Eu posso apenas relaxar e ser quem eu sou; esta é a beleza do silencio. È como voltar para casa num lugar dentro de mim, em minha própria cabeça, em minha própria mente, em minha própria alma aonde eu posso me sentir absolutamente confortável em ser aquilo que eu sou. Meditação é auto experimentação .

Há 3 áreas que eu amo experimentar no silêncio. Primeiramente, o silêncio da mente. Segundo, o silencio do coração e o terceiro o silêncio da consciência.

Eu tenho lido muito sobre a mente e o que eu fico fascinado é que em todas as áreas da ciencia, esta é uma das áreas que não sabemos muito. É dito que podemos falar 200 palavras por minuto, mas pensamos mais que 500 pensamentos por minuto. Vocês sabem quão frequente voces falam com alguém, mas muitas outras atividades estão acontecendo dentro de nossa mente. A mente humana funciona 24 horas por dia. Eu descanso meu corpo mas minha mente nunca para.A mente humana é tal instrumento extraordinário. Em psicologia eles dizem que podemos ser conscientes em sete diferentes níveis de realidade em diferentes momentos. Isto significa que voce está absorvendo informação assim como eu agora. Estou falando com voces, estou pensando sobre o que eu irei dizer, eu posso estar observando a reação de voces. Então a mente é tal instrumento extraordinário.

Ainda assim eu penso que desenvolvemos muitos maus hábitos mentais.Eu creio que nos tornamos viciados em pensar, não podemos parar de pensar, julgar, analisar. A mente esta sobrecarregada por causa de tantos desejos. Eu tenho o desejo de ser amado, ser respeitado e ser reconhecido por coisas materiais e estes desejos são o combustível para a velocidade da mente. E o que acontece quando voce vai dormir a noite ? Não é frustrante quando voce está cansado, voce está exausto, voce se deita e a mente não para? Hoje em dia, nós perdemos o controle absoluto da mente e então a mente não experimenta qualquer silencio .Algumas vezes eu chamo esta sindrome de ” sindrome que drena o cérebro ” Eu crio tantos pensamentos que drenam minha energia, pensamentos inúteis ou pensamentos negativos. Minha experiencia é que cansaço não vem de atividade física; cansaço vem com a criação daqueles pensamentos inúteis e negativos.Voces pensam que quando estão felizes voces podem ficar 18 ou 20 horas em atividade. E quando voce está triste, infeliz o que voce quer fazer? Mesmo as 9 da manhã, você quer correr para casa e pular para debaixo dos lençóis, escapar do mundo.

Para mim silêncio não é a ausência de pensamentos, não é um vazio na mente, é de fato uma criação de pensamentos de qualidade, pensamentos puros que trazem poder, força e serenidade a mente.Como eu posso criar estes pensamentos de qualidade que tranquilizariam a velocidade de minha mente?

O primeiro passo do silencio interior é realmente conhecer o eu. Eu tenho fé nisto e eu experimento a mim mesmo como um ser espiritual, uma alma. Então, primeiro eu começo a olhar internamente e então eu começo a pensar muito profundamente mas também muito gentilmente – quem sou eu. Eu tenho visto muitas pesquizas no mundo, 80% de nós acredita que somos alguma coisa mais que um corpo físico,nós sabemos disto, não é ? Sabemos que de fato somos uma alma , o espírito, esta centelha de energia de vida. Nós sabemos isto, acreditamos nisto, mas não experimentamos muito isto. Sentar-se em silencio é de fato conectar-se e experienciar a realidade de quem eu sou como um ser espiritual eterno.

Existe uma lei espiritual que diz, tanto quanto eu aprendo a arte de me tornar consciente da alma ( que é este gentil desprender se da identidade fisica do eu ) e apenas me estabilizar naquele estagio de ser uma semente, uma alma, nesta extensão a velocidade da mente se tranquiliza.Tanto quanto eu me torno desapegado de meu corpo, tanto quanto a mente se tranquiliza. Quando toda minha identidade é apenas meu eu físico, é como ser uma vítima de minha própria mente. Voce sabe como isto guia voce, e eu passo todo o meu tempo apenas respondendo, reagindo mas de fato quando voce aprende esta arte de desprender-se, interiorizar-se, se tornar a alma, a semente , isto é extraordinário. Voce toma aquela autoridade clara internamente e voce começa a criar os pensamentos que voce quer, ao invés de se sentir uma vítima de sua mente, de seu próprio pensar.

Atualmente, quando eu compartilho alguma coisa sobre minhas experiencias sobre meditação, eu realmente encorajo as pessoas a continuar.Porque desejamos este sentimento de calma interna que é o sentimento de silencio mental mas quando tentamos, todo o lixo vem de novo e de novo e eu fico com medo daquilo.Eu penso que não posso fazer isto, mas voce pode, voce atravessará a selva de pensamentos e encontrará este ponto brilhante de silencio interior e ele é tão doce.Eu posso dizer no entanto, que é necessário muita prática porque somos todo viciados a este estado mental acelerado , mas qualquer um pode fazer isto uma vez que ele tenha aprendido a arte.

A mente precisa de silêncio, e o coração também precisa de silêncio. Amor é a grande necessidade da alma humana. Quando o coração está cheio, eu me sinto tão leve e confortável sobre mim mesmo.Quando o coração está vazio, a mente fica num estado de grande procura pela experiencia de amor. O primeiro desejo da vida eu acredito ser, amor puro, e quando não o temos então eu creio que é quando todos os desejos surgem. Este mundo material supostamente tenta substituir a falta de amor verdadeiro. Todos estes desejos emergem da necessidade de reconhecimento, a necessidade por coisas mateirais porque a necessidade fundamental de experimetar aquele amor verdadeiro na vida não é experimentado.

Nós experimentamos amor mas não a qualidade que eu realmente desejo. Amor é muitas vezes muito condicional no sentido de que há muitas sub cláusulas and sub-sub-cláusulas. Eu amo voce , mas voce tem que fazer o que eu quero. Amor pode ser uma coisa muito manipulativa.. Algumas vezes é muito egoísta e não é realmente intencional mas nos sentimos vazios e tudo o que eu posso pensar é sobre voce me dar amor .Contudo, sabemos que isto não é realmente o que funciona.Algumas vezes ele é um amor muito dependente.. O amor está lá mas ele está poluído.E ainda assim a alma humana deseja uma qualidade de amor, um amor puro, a forma verdadeira de amor.

Eu acho que buscamos por esse amor verdadeiro e investimos nosso coração com tanta sinceridade, mas existe uma lei da vida que diz que nenhum relacionamento é permanente. E eu creio que este é uma grande dilema humano, não é ?Nós investimos tudo num relacionamento, mas ele mudará. Seja um conflito, seja apenas uma mudança,seja uma separação, seja a morte.Nenhum relacionamento é permanente.. Por causa deste dilema, eu penso que ele cria tanta insegurança que temos medo de perder quem amamos. Uma das belezas da jornada espiritual é que procuramos por uma forma mais permanente de amor. Uma vez alguém me disse que “ame aquilo que sempre existe “E por isto, em nosa jornada da vida, experimentamos amor um dos outros mas quando vamos profundo no nível de silencio começamos a explorar o relacionamento com Deus, porque isto pode me oferecer uma fonte maior de amor permanente.Meditação é o método de tocar meu silencio interior,o primeiro passo é conhecer quem eu sou e realmente experimenta-lo então eu aprendo esta bonita arte de apenas interiorizar-me ,me tornar a semente e o sentimento de tranquilidade de toda minha mente.

Atualmente, quando eu medito, eu apenas me foco naquela jóia bonita de luz e me dou a permissão de de ser totalmente amado pelo ser mais amororoso. Nada irá curar mais profundamente a alma do que este fluxo de amor puro de Deus. Quando eu estou consciente do corpo, quando a mente está sob a influencia dos órgãos dos sentidos, o que eu escuto,o que eu vejo, desordena minha cabeça. Quando voce começa a se soltar daquilo, e se mover para um estado de auto consciencia e começa a focar relacionamento com Deus, então voce começa a escutá-Lo, voce pode realmente escutar Deus e ouvir sua própria verdade. Isto é tal coisa potencializadora de apenas, não ouvir o que todos mais estão dizendo para mim, o que o passado está dizendo para mim, o que o mundo está dizendo para mim, mas de fato, conectar-me com a verdade inata e realmente escutar Deus.Quando experimentamos a qualidade do amor de Deus, da Alma Suprema, esta é a necessidade fundamental; a mente encontrou o que ela quer, então esta busca intensa, esta procura se tranquiliza. Quando eu experimento aquela qualidade de amor, a sensação é a de estar voltando para casa; ela nutre o núcleo de meu ser e cria um silencio interno natural.

O Silêncio de minha consciência. O terceiro tipo de silêncio que eu tenho experimentado é o silêncio de minha consciência. A consciência é um recipiente que guarda minha verdade, o recipiente que guarda todas as coisas que eu valorizo, as qualidades que fazem quem eu sou. Se eu um dia deixar minha verdade (Como algumas vezes uma parte de nós sabe o que fazer, sabe o que é certo, mas os desejos, apegos nos puxa em outra direção ) então algumas vezes, se eu deixo minha verdade e deixo meus desejos assumirem eu me torno uma vítima. A consciência pode se tornar realmente amarga, como quando voce tem sentimentos de culpa, não há dor pior ,maior que esta dor. Algumas vezes há sentimentos de culpa, sentimentos de vergonha, e algumas vezes ele se extende em sentimentos de auto desgosto, e há tal perturbação profunda na alma.Não há paz,nenhum silêncio quando eu nego minha consciência. Eu também penso que a maior dor ´é a de ir contra minha própria verdade.

Em silêncio eu faço amizade com minha consciência – e ao invés de trabalhar contra mim, ela se torna minha melhor amiga porque quando eu realmente sei o que minha verdade é e começo a dar passos fora das diretrizes desta verdade, ela me avisa como uma luz vermeha que diz: espera aí ,voce está entrando em uma área que trará sentimentos de culpa e todos aqueles sentimentos horríveis que fizeram voce se sentir tão fraco e causar danos absolutos ao seu silêncio interior. Há uma estória extraordinária que carregamos, pedaços bonitos e pedaços muito feios. Os pedaços feios me perturbam e levam embora meu silêncio .Quando eu tenho o poder da meditação eu posso observar mais isto ao invés de me engajar nisto.Ao contrário, em vez de me sentir influenciado por tudo aquilo, eu observo e posso atravessar aquele processo de perdão Perdoar é soltar todas condições da mente que me impedem de amar. Quando eu perdôo a mim mesmo e perdôo outros, é uma liberdade ,imensa para a alma e uma vez mais todas estas coisas sustentam minha habilidade de ter uma mente quieta, calma e silenciosa.

O que eu faço cada dia de minha vida ( e o que tenho feito nos últmos 30 anos e amo fazer todos os dias ) é acordar cedo ao invés de engajar minha mente sobre o que aconteceu ontem, o que eu tenho que fazer hoje, eu apenas me sento de forma quieta ( mais do que nunca eu amo isto ) e primeiro me conecto com meu eu verdadeiro e vejo o que está acontecendo internamente e então como uma alma, eu apenas me sento em frente a Alma Suprema e dou permissão a mim mesmo de ser amado e isto dá tanta força interior.

Eu tenho sentido, através de todos estes anos que primeiro voce medita, voce se sente um pouco mais calmo,mas então esta calma começa afetar suas ações e relacionamentos. Para ser honesto é um longo processo Mas quanto mais voce continua em base a uma prática diária,isto de fato se torna mais sua natureza de trazer o silêncio interno para sua vida. Isto não ajuda apenas vcce mas alguns de voces devem ter experienciado entrar em contato com alguém que é realmente calmo e apenas a presença dele lhe tranquiliza.è um sentimento adorável – assim com estar em frente a um chuveiro refrescante.alguém com uma natureza adorável e tranquila. Eu posso de fato servir meus irmãos e irmãs com este estado mental.

A maioria de nossa comunicação com os outros é sutil. Quando voce conversa.è sua vibração e sua expressão, sua linguagem corporal. com alguém, 90% da conexão ou influencia é não verbal.Quando voce disponibiiza tempo cuidando de sua mente, seu coração,e sua consciência naquele silêncio, as outras pessoas automaticamente captam isto e são influenciadas por sua vibração. Quando as pessoas captam 2 mensagens, uma é o que voce fala e a outra é o que voce sente, em qual voce confia? Aquela que voce sente.Então o investimento em mim mesma de acalmar minha mente é tal investimento enorme que não somente eu me sinto melhor,mas definitivamente há uma extraordinária influencia positiva em meus relacionamentos com os outros.

Para finalizar, existe muito barulho dentro de nossas cabeças – e quando voce começa esta jornada, algumas vezes voce experimenta silêncio e algums vezes a mente parece mesmo pior do que antes, mas nunca tenha temor e o mais importante nunca desista, leva tempo – é a paciência da jornada espiritual.

A coisa toda é ser consistente. As pessoas que eu vejo que realmente alcançaram este silêncio interno tiveram esta realização, de que eu tenho que fazer isto em base a prática diária. Quando eu vi as pessoas mais sem paz realmente absorverem este silêncio, isto é simplemente exraordinário.Mas é um compromisso. Faça isto todos os dia ,não importa quanto a mente se rebele, continue porque no final você chegará lá.

(Aula na Brahma Kumaris Canadá – Professor Charlie Hogg – Montreal, 22/06/2005)

Deixe um comentário